Como se proteger das doenças do outono

Como se proteger das doenças do outono

Acabou o verão e a mudança do clima já é percebida na temperatura, com isso vem a preocupação de como se proteger das típicas doenças do outono e inverno. Se você quer aproveitar a estação e ficar longe dos incômodos típicos da estação, confira esse artigo até o fim.

Tardes quentes, noites frias e dias mais curtos, chegou a época fria. Algumas pessoas amam, outras não suportam, principalmente pelo fato de o clima ser propício para a proliferação de algumas doenças. Quem tem problemas respiratórios e alergias que o diga, as famosas “ites” atacam: sinusite, rinite, bronquite, entre outras, foras as gripes e os resfriados, que são bem comuns em épocas com temperaturas mais baixas.

 

Vamos falar, agora, das principais doenças da estação e como se prevenir para aproveitar o que de melhor a estação nos oferece.

 

 As principais doenças do outono e inverno

A estação do ano que é acompanhada por mudanças bruscas de temperatura proporciona as condições perfeitas para proliferar as doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas. As doenças típicas dessa estação são:

 

  • GRIPE
  • Provocada pelo vírus Influenza, a gripe debilita as funções do pulmão, garganta e nariz e provoca um mal-estar generalizado.
  • RESFRIADO
  • Apesar dos sintomas parecidos, gripe e resfriado não são a mesma coisa, pois são causadas por vírus diferentes. No caso do resfriado, ele é provocado geralmente pelos rinovírus, vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV).
  • SINUSITE
  • É uma inflamação repetitiva da região interna dos seios da face. É desencadeada por decorrência de ação viral, bacteriana ou por reações alérgicas, e não é uma doença contagiosa.
  • RINITE
  • É uma doença não contagiosa, caracterizada por uma inflamação das mucosas do nariz, provocada pela irritação local em decorrência de agentes externos, como perfumes ou poeira.
  • BRONQUITE
  • É a inflamação dos brônquios, provocada geralmente por alergias do trato respiratório, que impede a chegada de ar até o pulmão.
  • LARINGITE
  • É a inflamação da laringe, causada por bactérias, vírus, bebidas geladas ou pela ação de elementos do ambiente.
  • PNEUMONIA
  • É um processo infeccioso ou inflamatório que atinge os pulmões e é causada por bactérias, vírus ou fungos.

 

Como se prevenir das doenças do outono?

Sim, dá para aproveitar a estação do ano sem passar por crises e mal-estar de gripe e resfriado. Para isso é preciso tomar alguns cuidados extras e manter uma rotina saudável.

 

Combatendo as mudanças bruscas de temperatura

Nem sempre é possível evitar ficarmos expostos a essas oscilações naturais do tempo, mas às vezes alguns cuidados podem ajudar na prevenção. Ao sair do banho quente certifique-se de que está protegido o suficiente, evitando os ventos gelados que vêm de portas e janelas.  07

Procure estar agasalhado mesmo em um ambiente fechado, pois ao trocar de um ambiente para outro pode ocorrer variação na temperatura. Um momento você está em um cômodo quente e muda para outro sem aquecimento.

 

Mantenha as atividades físicas

Devido às temperaturas estarem mais baixas, muita gente acaba deixando as atividades físicas de lado. O que muitas pessoas não sabem é que o treino, nessa época, além de queimar muito mais gordura do que no verão, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Tome bastante água e agasalhe-se sem exageros antes, durante e depois da prática de exercícios físicos.

 

Tirando as roupas de frio do armário

Algumas peças acabam ficando guardadas no armário por muitos meses, como casacos, toalhas, cobertores, edredons, etc. Antes de coloca-las para uso é importante higienizar, prevenindo incômodos com cheiro e poeira.

 

Vacine-se

Pessoas que se enquadram no chamado grupo de risco (como crianças até 6 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, entre outros) que são mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrem mais com seus sintomas e desdobramentos, precisam ficar atentos às campanhas de vacinação, as quais geralmente começam no outono, como medida preventiva para enfrentar o clima do inverno.

 

Invista em um seguro de saúde

Apesar de todos os cuidados, nem sempre estamos imunes às  casualidades da vida. Poder contar com um bom seguro saúde é uma forma de conseguir se cuidar melhor, com autonomia e liberdade para escolher profissionais, clínicas e hospitais.

O seguro saúde é acessível e pode ser customizado, atendendo tanto a famílias quanto a empresas e seus colaboradores. Prepara-se para conseguir aproveitar o melhor da estação.

 

 

Agora que viu como se prevenir para as estações do frio, confira também Como se Proteger conhecendo os tipos de seguro que podem contribuir para sua estabilidade e confiança.

Copyright © Cloud All Rights Reserved.
Desenvolvido por Bring