O que é o seguro responsabilidade civil profissional?

O que é o seguro responsabilidade civil profissional?

Se sua atividade profissional envolve risco de responsabilidade que possa gerar, ainda que de forma involuntária, risco físico, moral ou financeiro a alguém, você certamente deve pensar em contratar essa modalidade de seguro.

O que é o seguro de responsabilidade civil (RC)

Imagine por exemplo um engenheiro que projeta uma construção e, por alguma falha no projeto, ela desaba. A situação pode gerar processo administrativo ou até judicial, todas as partes envolvidas irão procurar se resguardar, cliente, profissional responsável e a empresa.

O seguro visa proteger o negócio e seus clientes de eventuais acidentes e prejuízos. Essa modalidade de seguro vai proteger empresas e profissionais que trabalham com prestação de serviços que podem gerar risco de responsabilidade, profissões e atividades como arquitetos, advogados, agrônomos, contadores, cirurgiões, agente de viagem e tantos outros.

Por que minha empresa deve contratar o seguro RC

Empresas e profissionais podem proteger todos os seus projetos, obras e serviços executados, oferecendo mais garantia e apoio a seus clientes em caso de qualquer infortúnio.

O seguro para empresas possui uma modalidade chamada D&O (sigla em inglês para Seguro de Responsabilidade de Diretores e Diretores), que abrange todos os executivos que tomam decisões, protege o patrimônio pessoal do executivo em processo judicial movido contra ele na condição de pessoa física, decorrentes de sua gestão, sem conotação de má-fé.

Existe a modalidade de seguro para profissionais liberais, chamada E&O (erros e omissões). O objetivo principal do seguro é garantir reembolso das reclamações de clientes, consumidores e usuários que recorrem a justiça contra danos corporais, materiais, morais de ação ou omissão involuntária causadas pela prestação de serviços profissionais.

Como contratar um seguro RC profissional

O seguro RC é bastante sofisticado, a apólice pode ser feita sob medida para o profissional ou para a empresa. Quem determina a importância segurada é você, assim como as coberturas que mais lhe convém. A seguradora predeterminará as franquias, ou seja, a participação do segurado nos prejuízos.

Quanto mais complexa for as coberturas requeridas, mais informações devem ser fornecidas para que seja possível a análise correta do risco. Por isso, é recomendado que se tenha o auxílio de um corretor especialista, com entendimento sobre o tipo de negócio a ser realizado.

 

Tem dúvida de como contratar ou se sua categoria pode ter a cobertura desse tipo de seguro? Manda sua dúvida para nós, clique aqui e envie sua mensagem. 

Copyright © Cloud All Rights Reserved.
Desenvolvido por Bring