O que é uma apólice de seguro?

O que é uma apólice de seguro?

Muitas pessoas já ouviram o termo, mas não sabem exatamente o que é uma apólice. Ela é o documento mais importante na formalização do seu seguro e será utilizada em diversas situações. Pensando nisso escrevemos esse artigo, em que apresentamos tudo o que você precisa saber a respeito.

 

Em poucas palavras, apólice é o contrato do seguro, no qual todos os detalhes são registrados, servindo como um documento que repassa à seguradora a responsabilidade dos riscos que possam te acontecer.

Na apólice constam todas as condições gerais, especiais ou particulares, as obrigações e deveres, todas as cláusulas que detalham esse contrato entre as partes. Por isso, é extremamente recomendado que esse documento seja lido e compreendido pelo contratante. Conheça e entenda mais sobre os termos utilizados nos seguros, acesse o conteúdo aqui.

Confira abaixo os principais pontos de atenção ao revisar uma apólice.

 

O que deve constar na apólice do seguro?

 

Sendo um documento tão essencial, nele precisa conter todos os dados da pessoa ou empresa que será assegurada, do objeto do seguro (auto, residência, equipamentos etc.) e da cobertura em geral. Tenha muita atenção para revisar o documento pois, qualquer erro nos dados pode ocasionar complicações para você e para a seguradora na hora de acionar o seguro. Abaixo detalhamos alguns dos tópicos que você encontrará descritos na apólice do seu seguro:

 

Condições gerais: são as regras de relação entre as partes, seguradora e assegurado. É geralmente nessa cláusula que constam os direitos e deveres de ambos, como os itens que o seu seguro pode cobrir.

Condições especiais: são as coberturas adicionais pelas quais você optou no momento da contratação do seguro, como condutores adicionais ou uma maior porcentagem do veículo sobre a tabela Fipe.

Condições particulares: aqui estarão detalhadas as coberturas e indenizações, benefícios, início e fim da vigência do contrato e suas respectivas características.

 

10 cláusulas que merecem atenção especial na hora de conferir a apólice

  • O que faz parte ou não da cobertura;
  • Condições em que o contrato pode ser invalidado, renovado ou suspenso;
  • Riscos cobertos;
  • Duração do contrato;
  • Vigência da apólice;
  • Valor total do prêmio;
  • Limite máximo para indenização;
  • Direitos e obrigações das partes
  • Valor máximo pago pelo segurador quando acionado o seguro;
  • Custo do seguro (valor total do prêmio)

 

Agora que você sabe mais a respeito da apólice de seguro, poderá associar de maneira mais fácil o assunto na próxima vez que precisar utilizar. Aproveite para conhecer as soluções mais procuradas em seguros e como elas podem te beneficiar, confira no artigo: Quais são os principais tipos de seguros?

 

Copyright © Cloud All Rights Reserved.
Desenvolvido por Bring