Seguro para motoristas de aplicativos

Seguro para motoristas de aplicativos

Garantir a segurança da sua ferramenta de trabalho é fundamental, o seguro para motoristas de aplicativos possui alguns detalhes que precisam ser observados, pois farão a diferença na hora de garantir as coberturas e proteções para você trabalhar com mais tranquilidade.

Vamos falar disso a seguir, para que você possa entender tudo sobre o assunto.

Entendendo os requisitos para trabalhar como motorista de aplicativo

É importante falarmos dessa questão, pois ela influenciará no seguro auto, e isso vale até mesmo para quem já possui um seguro particular.

Você precisa atender a alguns requisitos para ser aceito nos aplicativos de mobilidade, como Uber, 99, Cabify, entre outros. Não basta ter CNH, é necessário se adequar às regras e às leis antes de começar a usar o carro para qualquer atividade comercial. Entre as principais exigências dos aplicativos estão:

  • Ter CNH permanente, motoristas com PPD (Permissão Para Dirigir) não são aceitos;
  • Ter a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH, caso ainda não tenha, o motorista precisa solicitar essa inclusão no Detran, fazer o teste psicotécnico e emitir uma nova CNH.

Outros documentos podem ser exigidos em função das novas leis. Em São Paulo, por exemplo, é necessário tirar o certificado CONDUAPP ou CONDUTAX, que é o Cadastro Municipal de Motorista. A Uber oferece gratuitamente esse curso para seus parceiros, veja o passo a passo aqui.

Essas adequações indicam e regularizam sua nova atividade remunerada, logo, seu seguro auto também precisa estar de acordo com a finalidade de uso do veículo. Entenda como isso se aplica na prática.

Como funciona o seguro para motoristas de app?

Assim como no seguro auto padrão, as características do condutor, do veículo e a finalidade de uso são levadas em consideração. Nesse caso, o condutor é considerado autônomo e a cotação do seguro é calculada com 100% da tabela FIPE.

Uma dúvida comum, que muitos motoristas têm, é se a empresa parceira já oferece algum tipo de seguro. Algumas delas, como a Uber, oferecem seguro para acidentes pessoais de passageiros, garantindo que os usuários estejam protegidos do início ao fim de suas viagens.

Mas você, como motorista, precisa de proteções mais abrangentes, com cobertura contra roubo, furto, colisão, perda total, enchentes ou alagamentos e outras situações que o trânsito te deixa exposto.

Para atender a essa nova demanda, algumas seguradoras que estão antenadas às novas necessidades do mercado passaram a oferecer um seguro que entende a essa realidade, a chamada Cobertura Compreensiva, que contempla vários tipos de cobertura em um único seguro.

Já tenho um seguro auto, preciso mudar alguma coisa?

Sim, agora que seu carro será utilizado também para fins comerciais é necessário ajustar esse detalhe no contrato, para que você não corra o risco de ter a indenização negada em caso de sinistro.

Resolver isso é fácil, basta pedir para seu corretor fazer um endosso do seguro, que nada mais é do que uma alteração no contrato.

Entender como funciona uma apólice de seguro é muito importante, você pode ver mais a respeito em nosso artigo que explica o que é prêmio, franquia e apólice.

Onde fazer o seguro auto?

A Cloud possui o seguro certo para você, seja para carro de passeio, comercial ou até mesmo para a frota da sua empresa. Nossos corretores te ajudam a escolher o tipo de seguro que melhor atende às suas necessidades, com o melhor custo-benefício. Receba hoje mesmo o contato de um corretor.

Copyright © Cloud All Rights Reserved.
Desenvolvido por Bring